A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Plantio de mudas

Segue o trabalho de estaqueamento das curvas de nível. Estou estaqueando a 2m na linha e 4m entre linhas. Enquanto limpo o terreno (muita brachiaria e cipó são joão), Levino vai abrindo as valas. Está ficando um trabalho bem bonito e já percebemos as possibilidades de passeios pelas "ruinhas" dos níveis e plantios ao longo das linhas. Hoje Levino trouxe e plantou as primeiras mudas do terreno: maracujá, acerola e figo. Bem legal ir percebendo as diferenças de umidade no solo - parecem existir dois veios mais úmidos no local, descendo o terreno em direção ao norte.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Breve retrospectiva

06/04/07 - Fechamos a compra de dois terrenos no Bairro dos Carneiros, Chacramento Sol Nascente em Piranguinho-MG





10/05/2007 – passamos escritura





23/05/2007 – registro no cartório de imóveis de Brazópolis





14 a 18/05/2007 - iniciamos a limpeza do terreno com corte da brachiaria deixando-a cobrir o solo e colocação dos mourões para demarcação dos dois lotes. Inicio das conversas com engenheiro Ademir que assinará a RT de duas residências. Fabiane Cristine Fonseca, estudante de arquitetura, envia esboços de plantas que trazem idéias bem legais. Essas incorporarão conceitos eco: telhado verde, conforto térmico, biotratamento de efluentes, captação e armazenamento de águas de chuva, reuso de águas. energia solar para aquecimento de água. No terreno conceitos de permacultura, agricultura orgânica e agrofloresta.








No domingo, 20/05, vamos ao terreno e junto com Fernanda Paes fazemos o Diagnóstico Visual do Solo no Chacramento Sol Nascente.










21 a 25/05/2007 - finalizada a limpeza e demarcação, início do estaqueamento das curvas de nível, colocadas a distância de 4 metros. No domingo 27, recebemos visita da arquiteta Shanti Primala e do bioconstrutor Marcelo Chini. Shanti fará o projeto de uma das residências.





28/05/2007 - inicio a limpeza da área onde será construída a primeira Unidade Habitacional Sustentável, ecocasa, ecohabitação, sem nome muito definido ainda. Contato com engenheiro quando mostro esboço do projeto e visita ao terreno com pedreiro. Os valores assustam um pouco e resolvemos rever o projeto.





29/05/2007 - acordo com idéias novas e refaço o projeto inicial, baseado em idéias de Fabiane. Modulo os aposentos de maneira que se possa expandir a casa com o tempo. No terreno preparo entrada para caminhão e limpeza de área.





30/05/2007 - Levino mora nas imediações, sujeito bom e honesto. Contratei-o para roçar o terreno e semana passada combinamos de trabalhar meio período conosco, já que trabalha fixo como caseiro em chácara próxima. Hoje veio cedo pra começar as valas nas curvas de nível. Tá ficando lindo, um caminhosinho bem gostoso, lindo de ver.