A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

domingo, 30 de setembro de 2007

070930 - expansão da horta



Algumas plantas semeadas meses atrás, que quase não cresceram devido à seca, transplantamos pros novos canteiros e semeamos outras: rúcula, grão-de-bico, feijões diversos (carioquinha, fava, guandu, de corda), alface, mandioca, ervilha, soja, lentilha... tudo junto, uma festa.
Alguma coisa já pode ser vista e falta muito ainda pra deixar a horta como gostaríamos. Pra isso ou chuva ou sistema de irrigação que estamos providenciando.

070926 - tijolos solocimento


Já não sem tempo, finalmente conseguimos encontrar fornecedor para os tijolos em solocimento. Visitamos a fábrica e sentimos firmeza e confiança nas conversas. Pra ajudar encontramos arquiteto que trabalha na linha de construções em terra.
Todas as dúvidas foram respondidas e a principal delas, quanto à qualidade do produto, temos laudo da ABCP do mês de julho aprovando os tijolos feitos por eles. Nos passaram também telefone de construtor especializado nesse tipo de obra. Entramos em contato e marcamos visita pra próxima semana. E por "coincidência", esse construtor está iniciando uma obra aqui perto, em Pouso Alegre.
Com o solocimento eliminamos madeiramento pra colunas, massa de assentamento e reboque, quebra de tijolos, quebra de paredes, desperdícios.
Ganhamos casa que respira, estrutura reforçada, tempo na construção, beleza, organização, equilíbrio térmico.
Agora que sabemos o que não é pra fazer fica mais fácil optar pelo que pode ser feito. E ao encontrarmos profissionais que respondem com segurança sobre seus produtos, a confiança necessária foi gerada. Sem convencer a mãe e irmã, impossível.
Aliás, esse é um dos desafios e proposta: construções sustentáveis, incorporando ecotecnologias e ecodesign que sejam ao mesmo tempo seguras, confortáveis, baratas, vivas e aceitáveis para o padrão médio.
Mesmo não utilizando produtos sustentáveis nessa primeira unidade, o balanço queremos seja positivo e precisamos fazer as contas oportunamente. Queremos que o balanço de carbono emitido no fabrico dos tijolos comuns, cimento, transporte, seja zerado pelas plantações que estamos fazendo, pelas ecotecnologias adotadas e pela economia energética proporcionada pela iluminação passiva, conforto térmico, aquecimento solar de água, captação de chuva, reuso, etc. Um bom mestrado ou doutorado daria.
Alguém se habilita?

070924 - 5º encontro agroecologia Pedralva



Tiramos alguns dias para refletir e readequar metas, objetivos, rumos.
Aqui ao lado, em Pedralva, o 5º Encontro de Agroecologia.
Ícones desse mundo estavam lá: Ana Maria Primavesi, Edson Hiroshi, Márcio Bontempo.
Os dois últimos conheci no tempo dos Médicos Pés Descalços, época também de Juraci Cançado (do-in), Shawki (não sei da grafia - biocibernética). E de um mundo de gente jovem, a procura, na busca. Falando, fazendo, dizendo, vivendo coisas não-convencionais.
Gente que inspirou e inspira.
Gente que apontou e aponta novos caminhos.
E Primavesi, a mestra de muitos ali, aqui, acolá.
Os pioneiros, loucos, visionários, malucos de plantão.
Quanto devemos a eles...
Quanto devemos a sua visão...
Quanto devemos a sua coragem...
Sou grato!

070923 - PRIMAVERA - primeiras sementes de Gaia Terranova



Primavera!
Os primeiros frutos, as primeiras sementes sendo colhidas.
Ervilhas verde e torta, as primeiras sementes em solo de Gaia Terranova.
Fruto de trabalho, suor, esforço, carinho, cuidado, prazer.
Fruto de amor, amizade, espiritualidade.
Quanto se faz e consegue em poucos meses!!!!
Uma dádiva.

070920 - entulho


Por mais cuidadoso que tenhamos sido - e não o fomos como deveria, uma montanha de entulho se formou ao final dessa etapa.
Principalmente madeira, areia, massa, tijolos. Insustentável!!!
A geração de resíduos em uma obra comum é mesmo difícil de contornar.
Sobrou uma montanha pra reflexão, além de plásticos, sacos de cimento vazios, pedaços de ferro, arame. E a certeza de que faremos duas próximas ações:
1. Retomar a busca por um fornecedor confiável de tijolos de solocimento, que evitam massa, madeira, arames.
2. Peneirar toda sujeira, reaproveitar tijolos, massas. Reciclar, já que reduzir não foi possível como gostaríamos. E no final, com o solocimento, rejeitar processos tradicionais caros, sujos, desperdiçadores.
E rever a mão-de-obra, na maioria das vezes despreparada, acostumada ao descaso. Investir na capacitação, na modificação de padrões.
Quantas vezes tivemos que desfazer partes de paredes, rearranjar tábuas, quebrar o que havia sido feito horas antes... por deixar pra depois o que deveria ter sido feito antes: depois a gente arruma! era uma das frases.
Então ficava assim: sabe que é errado, faz errado, quebra o que foi feito errado, conserta o que foi quebrado. Insano!!! Pouco inteligente.
- Pensar demais a gente não faz nada, ouvi certo dia.
No outro extremo: não pensar. Apenas responder, fazer como sempre foi feito. Não importa que aprendemos coisas novas, que novas técnicas estão disponíveis, novos materiais. É mais fácil reproduzir.
As tradições atraiçoam também.
Não é só pureza.
Não é só beleza.
A tradição também empobrece a mente.
Daí o diálogo entre Ciência e Tradição, entre Técnica e Coração.
Nunca ninguém disse ser fácil o Caminho do Meio!

070919 - Pedro carreiro


Itajubá, século XXI.
Universidades, pesquisas, doutores.
Carroças de leite, pão, carretos.
Pedro, nas manhãs de todos os dias, ensina às novas gerações o ofício de seus antepassados. Não às crianças, que talvez já não tenham interesse. Mas aos novilhos, que como os adultos um dia puxarão o carro-de-bois pelas estradas empoeiradas das roças, pelas ruas asfaltadas da cidade que cresce e se industrializa.
O novo.
O antigo.
A pesquisa de ponta.
A ponte com uma tradição que aponta pelo respeito, quem sabe.
O caminho do meio, talvez.
Gaia Terranova busca essa aliança.

070920 - laje quarto


Finalizada uma das lajes.
Muito trabalho, muito aprendizado.
Agora paramos alguns dias.
É preciso refletir sobre tudo, rever os aprendizados, redimensionar as energias.
A sensação de terminar uma tarefa é muito boa.
Curar o concreto.
Jogar água na laje.
Ferro, areia, pedra, cimento, água. E mais água depois. Pra não trincar, curar, permitir as reações químicas que darão toda dureza do concreto.
E refletir sobre os aprendizados.

070914 - solocimento e tijolo estrutural


Fizemos visita a uma fábrica de máquinas para tijolos de solocimento aqui perto.
Acabamos visitando uma casa que utilizou tijolos estruturais com ótimos resultados.
Seguem nossas buscas por materiais construtivos.

070913 - cintas para laje


Da janela do carro olho e vejo o que construímos.
Da janela me vejo.
Da janela vejo o sol se pondo.
Da janela...
de minha existência
olho o mundo que desejo,
luminoso, belo, criativo

Logo o trabalho finda e não tarda a laje, que receberá o solo onde serão plantadas ervas, cheiros, gostos - alimentos para o corpo e alma.

Logo o dia finda e não tarda a oração que minha voz ergue no silêncio do quarto, na presença do Buda, da vela acesa, do incenso queimando.

Telhado vivo, caverna moderna.

070906 - fim-de-tarde



Apreciar a beleza.
Ouvir os sons dos céus.
Refletir a luz.
Voar com a brisa.

070906 - protótipo Unidade Piloto



A imagem ao alto mostra o protótipo pronto e no álbum (clique no título) é possível acompanhar todo processo de retirada da máquina de prototipagem, limpeza das peças e montagem das partes.

Note que as lajes foram pensadas para jardins comestíveis, hortas suspensas e captação/armazenamento de águas de chuva, o que requereu uma estrutura reforçada e utilização de colunas de concreto.

070905 - imagens Unidade Piloto



No programa Solid Works foi possível fazer todo projeto em 3D da casa. Falta ainda acrescentar cada uma das ecotecnologias que utilizaremos: energia solar pra aquecimento de água, filtro biológico na laje e terreno, etc.
A planta, feita em AutoCad aparece escurecida nas imagens, já que ainda não domino o programa. Nela podem-se ver os quartos, soluções encontradas para os banheiros, possibilidades de modificações. A parte superior da casa, que aparece acima, contempla várias possibilidades de arranjos: dois quartos, duas suites, uma sala grande e quarto, atelier, escritório. O que determina o espaço é o uso que se queira e que pode ser revertido, modificando a disposição do chuveiro, pia e sanitário.
A planta foi pensada para construção modular: está pronta a estrutura de dois quartos (um com laje) e banheiro e as fundações da sala, cozinha e lavanderia. Modular porque se pode construir a casa em partes, como fizemos: primeiro os quartos e banheiro de baixo e a partir daí a sala-cozinha ou o andar superior ou ainda parte dos mesmos.
Como a estrutura foi reforçada, é possível ainda fazerem-se modificações diversas e utilizar materiais construtivos diversos.

domingo, 16 de setembro de 2007

070905 - prototipagem



Participando do Programa de Pré-Incubação da UNIFEI, tivemos a oportunidade de trabalhar a planta da Unidade-Piloto em programa SolidWorks e fazer a prototipagem da casa.
Na imagem o Prof. Carlos Henrique que orienta o trabalho e o aluno Diesley, fera em 3D que fez todo trabalho. A ambos nossos agradecimentos.
A máquina que se vê é a que faz o trabalho, como uma impressora, vai construindo o modelo depositando filetes plásticos, com precisão absoluta, até estar pronto o protótipo.

070904 - fim-de-tarde



A tarde com suas cores, seus tons, seu ouro.
Nuvens em fogo, moldadas pelo martelo do vento.
Primavera que se aproxima chamada pelo canto dos pássaros.
Horta que cresce e vai-se formando mesmo na seca.
E as cores, douradas dos fins-de-tarde.

070903 - alba



Hoje recebemos visita de Alba e juntos semeamos, cuidamos da terra, horta.
Alba busca algum tema para sua monografia. Conversando talvez faça algo relacionado ao solo, utilizando Gaia Terranova como referência.

domingo, 2 de setembro de 2007

070901 - plantio de frutíferas (clique para ver as imagens)



Muito de trabalho familiar ainda, o convite é feito para outros chegarem.
Aproveitando as aulas curtas do dia, final de tarde seguimos pros terrenos para plantar algumas mudas compradas na CATI: limão cravo, lima verde, laranja serra d´água, laranja bahia, laranja hamilim, laranja seleta.

O preparo dos berços incluiu desta vez, abertura de 40cm x 40cm x 50cm. No fundo uma boa camada de palha prensada para reter umidade e liberar nutrientes com o trabalho dos microrganismos decompositores. Segue uma camada de substrato contendo 1/3 de terra peneirada, 1/3 de areia e 1/3 de composto orgânico produzido em casa e oriundo de restos vegetais do dia-a-dia da cozinha.

Plantadas as mudas, um pouco de esterco de gado bovino sobre o solo, uma boa rega para assentar a terra e cobertura morta, com a palhada abundante do terreno, para proteger da evaporação excessiva.

070901 - visita cemarh (clique para ver as imagens)



Sabadão,aula terminou muito antes do esperado.
Levantei-me e fiz o convite: gostariam de conhecer o trabalho que estamos desenvolvendo?
Quase toda turma topou.
Curso de Especialização em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Itajubá.
Grande abraço a todos e grato pela visita.
A casa, os braços e o coração estão abertos a todos.

070831 - escada (clique para ver as imagens)



Hora de subir, Antônio.
Que o céu é o limite e a vida não espera.
Quero a casa coberta, telhado vivo produzindo.
Quero sentar-me na terra elevada.
Terra que ajudamos elevar.
Quero olhar o vale do alto.

070829 - mudas de ipê amarelo (clique para ver as imagens)



Obedecendo a ordem emanada pelos ipês, colhi sementes e as semeei.
Logo teremos notícias, boas novas.
Crianças douradas nascerão.

(O substrato foi feito com 1/3 de terra de sauveiro peneirada, 1/3 de areia e 1/3 de esterco de gado peneirado).

070823 - florada ipê amarelo



O aroma da flor de ipê amarelo...
Você não sentiu? Não conhece?
Talvez por isso não se sinta compelido a fazer amor com a Terra, com Gaia.
O perfume seduz a brisa e a convence a transportá-lo.
Animais, pássaros, abelhas, todos enebriados são atraídos.
Não existe escolha: a vida chama, impera!
Olha ao redor, sentindo o cheiro adocicado e sensual da vida.
E me pergunto: que mais posso fazer, senão amar?
Que mais posso fazer senão reproduzir em atos o odor da flor dos ipês amarelos?

070822 - terraplanagem (clique para ver as imagens)



Iniciamos a terraplangem do outro terreno, onde será construída a casa da família, que pretendemos iniciar no começo de setembro.
Até lá o terreno vai-se acomodando e nós nos preparando.
Um dos ipês foi retirado com o trator e logo providenciamos de replantá-lo na intenção de que resista. Desse as flores se abriram no mesmo dia e no seguinte.
Pensamos de início fazer todo trabalho manualmente, mas a casa menor ensinou que isso seria inviável.
De fato, em 2,5hs de trabalho o trator movimentou toda terra necessária e tendo em vista o que gastamos na movimentação da pouca terra da casa 1, o trabalho feito pelo trator necessitaria de uns 15 dias de trabalho duro de três pessoas.

070820 - horta (clique para ver as imagens)



Colocamos a horta entre os dois terrenos. Aqui dá pra cuidar melhor.
A terra foi preparada com enxada, revolvendo e deixando secar as raízes de brachiariae depois destorroando, retirando excessos de raízes e misturando boa dose de esterco de curral. Final de processo uma boa rega e cobertura morta, utilizando palhada seca desde o corte, meses atrás.
Temos agora aluns pés de alface em crescimento, couves, feijão guandu, xuxu, salsinha, cebolinha,agrião.