A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

071110 e 12 - término da laje (clique para ver as imagens)


Dias e dias colocando vigas, lajotas, ferragens, madeiramento e no sábado e segunda, concretando em três pessoas. Trabalho pesado mexer concreto, subir concreto,despejar,usar a régua, aplainar... Cada parte, cada pedaço, cada tijolo tem minha participação. Concretizar as idéias, torná-las reais, concretas. Usamos as palavras de maneira muito interessante. Para concretizar a casa usamos concreto, para juntar as partes (tijolos), usamos cimento. E depois energia elétrica para mover as máquinas, água para as misturas, areia, pedra, madeira.
O sonho vai tomando forma na concretude e na poesia da vida: casa e horta e pomar e plantação. Matéria e energia formam os seres vivos. Queremos Gaia Terranova um ser vivo.

071107 - arco-íris



Dia 1/11 retomamos as obras da Unidade Um.

Paramos por um mês por estarmos a procura de profissionais especializados, uma vez que decidimos construir com solocimento. E também porque (quem já construiu sabe como é!), não estava contente com o serviço que vinha sendo feito. E ainda porque gastamos mais do que o imaginado para essa fase (embora nos mantenhamos abaixo do CUB - Custo Unitário Básico, referência na construção civil).
O pedreiro que trouxemos é de Pernambuco, 25 anos, Arnaldo, gente boa, inteligente, perspicaz, vontade e abertura para aprender e ensinar. E não tem tempo ruim não, trabalhador, amigável, prestativo.

No dia 07, retornando do trabalho, um arco-íris lindo. Aprendemos que é um recado dos céus, um pacto entre Deus e os Homens. Vi assim. Vejo assim.

071031 - casa mauriti pouso alegre



Uma casa de 80m2, levantada em 15 dias, da fundação à estrutura e alvenaria, trabalho que acompanhamos e que nos deu a segurança e certeza de utilizar os tijolos ecológicos. Pessoal profissional, obra limpa, segura, rápida.

071026 - sementeiras e primeiro alface



Enquanto colhemos os primeiros alfaces,iniciamos a sementeira com alfaces, flores, tomates, agrião, beterraba...

MATERIAL RECUPERADO



Metais, janelas, vitrôs, portas, lavatórios, pias, bidês, caixa dágua, chuveiro, guarda-roupa, madeiramento de telhado, portão...
Uma infinidade de produtos estão sendo recuperados. Tudo para ser utilizado nas residências, resgatar histórias, fortalecer iniciativas.

071026 - janelas recuperadas



Embora a construção tenha parado nesse mês, não parou o trabalho: pré-incubação, Plano de Negócios, recuperação de materiais de demolição.
O trabalho de Vitor tem trazido vida nova a muitos objetos que seriam simplesmente consumidos pelo fogo, jogados em um aterro, deixados apodrecer em um canto esquecido.

071023 - apresentação Pré-Inc



Com sossego no coração, navegamos por vários mares e rios. Do Kiuni para apresentação de Gaia Terranova Habitats Sustentáveis para consultores externos do Programa de Pré-Incubação da Unifei.
Dicas importantes, esclarecedoras, norteadoras, fundamentais para a evolução da proposta.

071024 - evolução da horta


Alface, tomate, grão-de-bico, mandioca, espinafre, flores, soja, feijão carioca, feijão de corda, couve, cebolinha, salsinha, milho indígena, milho branco....