A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

081121 – Lagoa multifuncional 1 (clique para ver as imagens)



Dando seqüência ao desenvolvimento de “ecotecnologia de tratamento biológico de efluentes domésticos com reuso de águas” (tema da dissertação de mestrado), trabalhando com as águas cinzas, resolvemos aperfeiçoar o processo da Lagoa Multifuncional 1: do tambor de acumulação e distribuição instalado logo após o filtro, uma mangueira faz agora a ligação com pequeno lago multifuncional associado a pequeno brejo (compare a instalação da 080922 – Lagoa multifuncional e seu entorno com o estado atual da mesma, dois meses depois).
A função do brejo é abrigar plantas e microrganismos associados a suas raízes funcionando como mais um filtro das águas cinzas que chegam ao sistema. Anexo ao mesmo um pequeno lago abriga agora aguapés e agrião bravo cujas raízes continuam o processo de filtragem e quebra dos nutrientes presentes na água.
Sistema melhorado a partir da primeira wetland construída, esse já não utiliza pedras ou concreto, apenas tijolos sem argamassa e plástico como impermeabilizante. O sol contribui com raios ultravioleta para o saneamento do sistema.
Sapo e rã já visitam e moram no sistema, o que nos dá indicação de que o mesmo está evoluindo bem. Recentemente (três semanas atrás) colocamos peixes na Lagoa Multifuncionais 2 (extensão dessa primeira) com objetivo de realizarem o controle biológico de larvas diversas, principalmente mosquitos. O receio inicial era a pouca disponibilidade de oxigênio o que levaria à morte dos peixes, o que não aconteceu. Como os peixes vão “indo bem, obrigado”, há três dias fiz o “transplante” de quatro indivíduos (três tilápias e um lambari) para a Lagoa Multifuncional 1, que achava tinha menos oxigênio que o sistema 2, uma vez que o mesmo recebe a carga inicial de águas cinzas. Como estão indo bem também, concluo que o sistema como um todo está evoluindo a contento. Em dezembro iniciamos a coleta e análise dessas águas para aferir indicadores de qualidade como DBO, DQO, sólidos suspensos, etc.

081118 – Visita PM Piranguinho II (clique para ver as imagens)



O pessoal da prefeitura que não veio antes chegou agora: secretários de governo, agricultura, médicos do posto e vigilância sanitária, pessoal do CODEMA, vereador. Queremos trabalhar de perto com o poder público local, auxiliando no planejamento macro, avaliação ambiental estratégica, corredores ecológicos, design e planejamento da vila popular que se quer construir nessa gestão, dotando-a de conceitos de sustentabilidade, talvez a primeira ou uma das primeiras experiências desse tipo no país.

081116 – Início das águas - Vista Geral (clique para ver as imagens)



Nada como a água para vivificar um lugar, uma paisagem, um terreno. Vale a pena dar uma olhada em imagens de Gaia Terranova dois meses atrás e agora, quando as chuvas iniciam na região. A terra responde muito rápido, os pés de milho já estão granando, feijão já começa a ser colhido, abóbora já está quase no ponto, chuchu vem vindo, assim como cana, uva, moranga, maracujá, milho (de pipoca, caboclo, preto, branco), feijão (preto, carioquinha, guandu, vara, porco, vermelho, etc). Fartura!!!

081111 – Visita PM Piranguinho I (clique para ver as imagens)



Podemos ter no município uma experiência inédita no país, lançando as bases de vilas sustentáveis a partir das experiências acumuladas e pesquisas desenvolvidas em Gaia Terranova. Secretários de Educação, Turismo, Saúde e Comunicação de Piranguinho vieram conhecer a proposta. Queremos trabalhar com as crianças da rede de ensino, capacitar professores, orientar e capacitar populações rurais e para isso uma parceria com o poder público é indispensável.

081028 – Visita do Colégio Sagrado Coração de Jesus (clique para ver as imagens)



Iniciamos uma nova etapa, voltada agora para a EcoEducação e Educação para a Sustentabilidade. Para isso iniciamos contato com escolas da região, trazendo professores para conhecerem as propostas que desenvolvemos por aqui. A idéia é trazer crianças e fazer um trabalho em parceria com os professores, a partir de 2009, construindo a sustentabilidade a partir das raízes.

081027 – Flores mãe (clique para ver as imagens)


Orgulho da mãe são suas flores que já estão crescendo pra todo lado em Gaia Terranova.

081006 – Curvas de nível (clique para ver as imagens)



Recentemente preparamos apostila para capacitação de jovens, trabalho realizado pela ONG Catalisa, nossa parceira (www.catalisa.org.br). Faltavam imagens sobre curvas de nível, como construí-las a partir de materiais locais. Fácil-fácil depois que se aprende, rs.

081006 – Composteira, águas cinzas, minhocário (clique para ver as imagens)


Em Gaia Terranova nada é perdido. Entulho de construção é reaproveitado. Plantas capinadas permanecem protegendo o solo. Plantas manejadas na wetland e brejos construídos, restos vegetais da cozinha, podas de árvores, tudo vai pra composteira. Um pequeno minhocário cuida de transformar esterco em húmus.

081005 – Sítio Macieira - Luiz Eugênio (clique para ver as imagens)



Amigo do mestrado, Wilmer há tempos nos falava de amigo morador da Mantiqueira, Luiz Eugênio, e fomos fazer uma visita. Trabalho bonito do casal, filhinha recém chegada. Luiz trabalha com pesquisa de oliveiras e tem inúmeras variedades plantadas no sítio, produzindo mudas e preparando para extração de óleo ano que vem. Muita gente fazendo pesquisas, experimentos, experiências e ações diversas na Mantiqueira.

081005 – Filtro águas cinzas (clique para ver as imagens)



Também o filtro está evoluindo bem, já coberto de plantas: hortelã, papiro, biri vermelho e amarelo, taboa, gramíneas diversas. A cada três meses temos feito manutenção, que consiste em revolver pedras ou retirar excesso de vegetação, que vai para a composteira.

081004 – Lagoa multifuncional 2 (clique para ver as imagens)



Partindo da Lagoa Multifuncional 1, uma mangueira faz o excesso de água chegar à Lagoa Multifuncional 2, uma lagoa dupla. Na primeira parte a água penetra no solo e, como que reproduzindo um lençol freático, abastece o lago, que recebeu já várias plantas, embora esteja em estágio inicial de formação. Um pequeno canal filtra a água da lagoa menor para a maior onde o eventual excesso infiltra no solo fornecendo umidade para plantas logo abaixo. Todo sistema está ainda em experimentação e aperfeiçoamento.

081004 – Gente pessoa, gente gata, gente beija-flor e gente flor (clique para ver as imagens)



Gente é todo ser vivo: pessoa, gato, beija-flor, flor, árvore, microrganismo, organismo. Tudo gente boa ser vivo. Cumprem cada qual seu papel, atuam seu personagem na orquestra biosférica. No Dicionário Aurélio, “ser gente” é “ter importância ou valimento, ser alguém”. Então já acho que gente não é apenas ser vivo, mas tudo: terra, rocha, ar, água, planeta. Tudo é gente, nem tudo humano.