A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

090427 - GAIA TERRANOVA – entrando em nova fase

Tem sido uma longa e proveitosa caminhada até aqui. Estamos perto do primeiro ano na casa e tudo funciona perfeitamente. As análises físico-químicas para aferição da eficiência da ecotecnologia de tratamento biológico de efluentes domésticos (águas cinzas e negras) com reuso das águas mostra resultados iniciais bastante bons. Esse, aliás, é nosso tema de Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá. A empresa Gaia Terranova Empreendimentos Sustentáveis vai ganhando corpo, unindo de maneira orgânica, sistêmica, integrada, a teoria do mestrado e a prática do dia-a-dia. O planejamento do uso e ocupação do solo por meio de imageamento de satélite, a avaliação de impactos ambientais, a avaliação ambiental estratégica, a microbiologia do solo, as ecotecnologias, a casa ecológica, o habitat sustentável vão-se apoiando e fortalecendo mutuamente.
Estamos chegando em um novo patamar, confiantes em oferecer assessoria e consultoria virtual e presencial para pessoas e organizações interessadas em conceitos e práticas mais sustentáveis, que incorporam: cursos e oficinas que facilitem o processo de transição cidade-campo; definição dos melhores locais na Serra da Mantiqueira; aquisição de terrenos; planejamento do uso e ocupação do solo; projeto de construção ecológica; design, dimensionamento e implantação de ecotecnologias para o tratamento de efluentes domésticos; adequação de pousadas incorporando diferenciais ecológicos e/ou sustentáveis; e planejamento e implantação de condomínios sustentáveis/ecovilas.
De maneira fácil, descomplicada e eficiente, utilizando MSN, Skype e email, oferecemos assessoria e consultoria para pessoas físicas, pequenos produtores rurais, empresários do ramos de turismo ecológico, ou simplesmente interessados em novas formas de ser, estar, viver e conviver no e com o planeta de maneira mais sustentável.

CONSULTORIA VIRTUAL GAIA TERRANOVA

1.Transformar teoria em prática;
2.Pesquisar e/ou comprar terrenos na Serra da Mantiqueira pagando um preço justo;
3.Construir de maneira mais sustentável a um custo adequado;
4.Reformar sua casa, sítio, chácara tornando-a mais sustentável;
5.Agregar valor socioambiental a sua pousada, restaurante ou atrativo de modo a receber um turismo diferenciado;
Transformar resíduos domésticos (restos de comida, restos culturais e esgotos - águas cinzas e negras) em compostos orgânicos, húmus, esterco e nutrientes;
6.Transformar resíduos domésticos (restos de comida, restos culturais e esgotos - águas cinzas e negras) em compostos orgânicos, húmus, esterco e nutrientes;
7.Produzir alimentos saudáveis sem uso de fertilizantes químicos e venenos;
8.Recuperar e proteger áreas degradadas, solos, águas, nascentes, matas;
9.Criar abundância atraindo e ampliando a diversidade de fauna e flora regionais;
10.Planejar a transição cidade-campo de modo a desfrutar o melhor dos dois mundos;
11.Ampliar conhecimentos sobre sustentabilidade, casas ecológicas, habitats sustentáveis, avaliação ambiental estratégica, avaliação de impactos ambientais, planejamento de uso e ocupação do solo, sensoriamento remoto, ecotecnologias de tratamento biológico de efluentes domésticos, captação de água da chuva, reuso de águas, alternativas de sustentabilidade rural, ecodesign de propriedades e pousadas rurais.

Contato inicial: evandrosanguinetto@hotmail.com