A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

SIG no planejamento sustentável de bacias hidrográficas e condomínios sustentáveis/ecovilas

Sistemas de Informações Geográficas, SIGs, são um conjunto de programas, equipamentos, informações espaciais (mapas, fotografias, imagens de satélite), que permitem representar um dado espaço, analisar e planejar intervenções.
Por aqui vimos trabalhando bacias hidrográficas próximas de modo a entender o uso e ocupação do solo na região para então propor ações de recuperação de áreas, planejamento de bacia, instalação de novos empreendimentos, etc.
O trabalho tem início com a aquisição de imagens do satélite sino-brasileiro CBERS, disponibilizadas gratuitamente no site do INPE. Essas imagens chegam em bandas espectrais definidas para a faixa do vermelho, verde, azul, infravermelho e pan-cromática, cada qual contendo informações espectrais sobre vegetação, água, solos, alterações diversas, áreas urbanas, poluição, etc.


Utilizando programas como Idrisi, Global Mapper e ArcGis, fazemos a sobreposição de imagens escolhendo as bandas que contém informações de interesse, fazemos o recorte da área de estudo e georreferenciamos de modo a obter uma composição colorida falsa cor ajustada às coordenadas do terreno real.


Com a composição colorida falsa cor é possível agora fazer a classificação das informações contidas nas imagens de satélite e delas extrair os usos e ocupações que se tem do solo na região de estudo, como por exemplo: mata, pasto, área urbana, áreas de sombra e solo exposto.


Tendo como base imagens de cartas topográficas do IBGE, escala 1:50000, utilizamos o programa AutoCad para digitalizar aspectos de interesse, como curvas de nível e respectivas altitudes, hidrografia, delimitações urbanas, estradas, etc.


Juntando as informações obtidas das imagens de satélite e das cartas topográficas, é possível fazermos um modelo digital do terreno, tanto do aspecto "real" como do uso e ocupação do solo.





Os programas possibilitam ainda a visualização das informações em 3D e um "sobrevoo" do local, facilitando a identificação de áreas de interesse.




A partir daqui é possível agora identificar regiões específicas na área de estudo para usos tão diversos como aquisição de terrenos, recuperaçao de áreas degradadas, implantação de unidades de conservação e planejamento de novos assentamentos humanos sustentáveis, objetivo maior de Gaia Terranova. É possível, por exemplo, identificar locais acima de determinada altitude, com mata nativa, solo degradado e pasto, cortado por ribeirões de água limpa, a uma dada distância de rodovias ou cidades e ainda dentro de uma determinada faixa de preço. Mas essa é uma outra conversa que fica para uma próxima ocasião.