A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

domingo, 2 de setembro de 2007

070901 - plantio de frutíferas (clique para ver as imagens)



Muito de trabalho familiar ainda, o convite é feito para outros chegarem.
Aproveitando as aulas curtas do dia, final de tarde seguimos pros terrenos para plantar algumas mudas compradas na CATI: limão cravo, lima verde, laranja serra d´água, laranja bahia, laranja hamilim, laranja seleta.

O preparo dos berços incluiu desta vez, abertura de 40cm x 40cm x 50cm. No fundo uma boa camada de palha prensada para reter umidade e liberar nutrientes com o trabalho dos microrganismos decompositores. Segue uma camada de substrato contendo 1/3 de terra peneirada, 1/3 de areia e 1/3 de composto orgânico produzido em casa e oriundo de restos vegetais do dia-a-dia da cozinha.

Plantadas as mudas, um pouco de esterco de gado bovino sobre o solo, uma boa rega para assentar a terra e cobertura morta, com a palhada abundante do terreno, para proteger da evaporação excessiva.

Nenhum comentário: