A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

071001 - irrigação por micro-aspersão



Uma ONG nordestina ensina a fazer sistema de irrigação usando cotonetes.
Repliquei o conhecimento, adaptando com tubinhos de pirulito, comprados em casa de doces. Embalagem com 100 unidades a R$ 1,00.
A montagem é bem simples: queima-se a ponta do tubinho colando-a com a pressão de um alicate. Em seguida um corte transversal, junto à ponta, não muito profundo. Em seguida faz-se um furo na mangueira (utilizamos da preta, bastante barata) e introduz-se o canudinho. Ligando a água, basta agora direcionar o jato que sai dos tubinhos e modificar a abertura do corte para um esguicho mais ou menos amplo.
As imagens mostram o sistema já instalado e funcionando, feito em menos de uma hora de trabalho.

2 comentários:

Marceli disse...

Evandro, td muito lindo e simples né? Amei tudo isso... que delícia deve ser viver essa experiência!! PArabéns!!!

Jeremias disse...

De fato é muito bonito a iniciativa do inventor,inclusive pode ajudar pequenos produtores rurais que não tenham acesso à algo mais técnico. Apesar de barato o sistema não tem como ser mensurado de modo efetivo, fato que pode levar o produtor à um desperdício de energia pelo uso excessivo de água, podendo até salinizar a camada superficial de solo.