A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

sábado, 13 de setembro de 2008

080912 – Espiral de ervas (clique para ver as imagens)


Há tempos queria fazer uma “espiral de ervas”, sistema que pode ser construído das mais diversas formas (aqui utilizamos granitos rosas que estão no terreno desde a construção da “casa um”, ano passado – veja o blog no começo) e que tem por objetivo criar diferentes habitats e microclimas que permitam o plantio de diversas espécies em um mesmo local. Assim, uma espiral em sua parte superior tende a ter um solo mais seco e na parte inferior mais úmido. Ao norte, sendo mais iluminado, permite o plantio de flores, essências e plantas que gostam de mais sol e, no lado oposto, plantas que gostam de mais sombra. Na intersecção entre seco, úmido, iluminado e sombreado,várias espécies podem conviver em um mesmo espaço. Junte-se a isso o preenchimento das gretas, buracos e interstícios entre as pedras com terra, composto, esterco, húmus, e teremos ambientes ainda mais diversificados, permitindo uma imensa riqueza de espécies. Quanto mais plantas diferentes, maior a diversidade de microrganismos, invertebrados, pequenos animais, insetos, pássaros. E como a idéia é plantar essências aromáticas como calêndula, alfazema, alecrim, lírio, cercadas de flores de todos os tipos, samambaias e avencas, nossa espiral de ervas embelezará o lugar, promovendo grande diversidade e, uma vez que a brisa sopra por aqui vinda principalmente de NO, queremos que os aromas da espiral de ervas penetrem no quarto ao lado, preenchendo a casa com perfumes suaves e harmonizadores.
Beleza, bons aromas, diversidade, conhecimento, riqueza biológica são possibilidades que estamos construindo por aqui.

Nenhum comentário: