A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

domingo, 30 de setembro de 2007

070920 - entulho


Por mais cuidadoso que tenhamos sido - e não o fomos como deveria, uma montanha de entulho se formou ao final dessa etapa.
Principalmente madeira, areia, massa, tijolos. Insustentável!!!
A geração de resíduos em uma obra comum é mesmo difícil de contornar.
Sobrou uma montanha pra reflexão, além de plásticos, sacos de cimento vazios, pedaços de ferro, arame. E a certeza de que faremos duas próximas ações:
1. Retomar a busca por um fornecedor confiável de tijolos de solocimento, que evitam massa, madeira, arames.
2. Peneirar toda sujeira, reaproveitar tijolos, massas. Reciclar, já que reduzir não foi possível como gostaríamos. E no final, com o solocimento, rejeitar processos tradicionais caros, sujos, desperdiçadores.
E rever a mão-de-obra, na maioria das vezes despreparada, acostumada ao descaso. Investir na capacitação, na modificação de padrões.
Quantas vezes tivemos que desfazer partes de paredes, rearranjar tábuas, quebrar o que havia sido feito horas antes... por deixar pra depois o que deveria ter sido feito antes: depois a gente arruma! era uma das frases.
Então ficava assim: sabe que é errado, faz errado, quebra o que foi feito errado, conserta o que foi quebrado. Insano!!! Pouco inteligente.
- Pensar demais a gente não faz nada, ouvi certo dia.
No outro extremo: não pensar. Apenas responder, fazer como sempre foi feito. Não importa que aprendemos coisas novas, que novas técnicas estão disponíveis, novos materiais. É mais fácil reproduzir.
As tradições atraiçoam também.
Não é só pureza.
Não é só beleza.
A tradição também empobrece a mente.
Daí o diálogo entre Ciência e Tradição, entre Técnica e Coração.
Nunca ninguém disse ser fácil o Caminho do Meio!

Um comentário:

Anônimo disse...

SOBROU MUITO POUCO ENTULHO!
Parabéns!