A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

domingo, 8 de março de 2009

081210 - Lagoa multifuncional 1 - versão 02 (clique par aver as imagens)



Uma vez que, o que chamamos lagoa multifuncional tem apresentado sucesso no tratamento terciário de águas negras, ou assim nos parece em função do desenvolvimento do ecossistema associado, resolvemos ampliar sua capacidade para acolher parte da água das chuvas que começam a chegar à região. Experimento recente com a inclusão de tilápias nas lagoas tem mostrado bom resultado no controle de larvas de insetos diversos, ainda não catalogadas. Aproveitando, ampliamos não só a lagoa como também o brejinho associado, instalando ainda uma terceira pré-lagoa para receber diretamente as águas cinzas antes de estas chegarem ao brejinho. A intenção aqui é acompanhar o desenvolvimento de macrófita (aguapé) recebendo diretamente o efluente, que passa por nova filtragem com britas antes do brejinho.

Um comentário:

Angela Regina disse...

Os cientistas falam que a maior preocupação do homem no futuro será a água, porque vida e água estão ligadas de forma inseparável no planeta.

“Tudo era água”, dizem os textos hindus...

Penso: Se as águas precedem a criação, é evidente que elas continuam presentes no caminho da “recriação”.

Precisamos então nos “rebatizar”, mergulhar nas águas, numa morte simbólica de uma era individualista que se aniquilou, para retornar às origens, de comunhão com o cosmos, carregando-nos neste novo reservatório de energia para o surgimento do “Homem Novo”:

Uma era se aniquila, outra surge. Convido a todos para a grande celebração do novo batismo, não é tão difícil a opção por um mundo sustentável se as águas do batismo lavarem para sempre idéias que nunca nos conduziram a felicidade...