A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

domingo, 9 de dezembro de 2007

071120 - evolução da horta


O feijão de corda se mostrou uma grata surpresa. Tão vigoroso que tomou conta dos canteiros. Observo apenas, sem intervir muito, acompanhando como as diversas espécies semeadas se comportam com sua presença. No entanto tem ficado claro a possibilidade de utilizá-lo como forma de controle da brachiaria, ao mesmo tempo que produz bastante massa vegetal, em terreno relativamente pobre em nutrientes e, sendo leguminosa, está incorporando nitrogênio ao solo.
A diversidade bastante ampliada na horta parece estar promovendo um certo equilíbrio entre predadores e presas. Existem algumas lagartinhas atacando o feijão carioquinha, mas não em todas as vagens. Grilos, gafanhotos e formigas também se mantém sob controle: atacam algumas plantas por um ou dois dias e logo o sistema retorna ao equilíbrio.

Nenhum comentário: