A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

071225 - filtro águas cinzas 4 (clique para ver as imagens)


Tá bem, sou mesmo exagerado. Mas gosto das coisas bem feitas e pra durar, no mínimo, o tempo de minha própria vida. Como antigamente. Daí, fiz o concreto, preenchi os vãos das pedras (pra evitar que a água vá para o solo sem tratamento), ampliei os lados do reservatório e concretei o contrapiso. Falta fechar o reservatório (daí poderei estimar o volume, que já é maior que o planejado inicialmente) e colocar mais uma camada de pedras, aumentando a altura e capacidade. A idéia já evoluiu mesmo pra utilizar esses reservatórios também para a água de chuva. A depender do funcionamento deste, faço outros mais profundos pra armazenar água. Os meses críticos em nossa região (segundo levantamento de estação hidrológica - últimos 4 anos), são os meses de agosto e setembro, quase sem chuva, sendo que em 2005 as chuvas cessaram a partir de abril. Durante esses meses, as águas dos telhados serão direcionadas para os reservatórios, de modo que possam ser utilizadas pelas árvores plantadas abaixo.

Nenhum comentário: