A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

080410 – Sistema de tratamento biológico de águas negras


Tomando como base normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, fizemos o dimensionamento do sistema de tratamento biológico de águas negras (vasos sanitários apenas). O afluente é bastante reduzido em relação ao proposto pela norma (160 litros/hab/dia para residências de padrão médio). Isso porque separamos as tubulações e águas negras e cinzas e instalamos equipamentos que poupam água, caso dos vasos sanitários com caixa acoplada com consumo de 6 litros (quando apenas urina chega aos vasos, damos descarga controlada, suficiente apenas para diluí-la). No entanto, como os sistemas de tratamento de água fazem parte de monografia de conclusão de curso de especialização latu sensu em meio ambiente e recursos hídricos e a evolução do sistema, análise das águas e possível redimensionamento fazem parte de mestrado no mesmo curso, optamos em fazer o sistema seguindo o dimensionamento proposto pela norma.
São três as câmaras: a primeira para digestão do material sólido que chega; a segunda para biofiltro com função de polimento do efluente; a terceira com sistema ainda indefinido, poderá ser uma bacia de evapotranspiração/wetland, um filtro biológico complementar ou pequena lagoa.

Nenhum comentário: