A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

domingo, 22 de julho de 2007

070711 - granito rosa

Optamos por fazer as bases da casa com pedra e hoje chegou mais um carregamento, o terceiro e último para esse trabalho.

Visitei a pedreira por duas vezes e o trabalho é árduo. Pelo que me informei os donos estão seguindo toda legislação pertinente para extração mineral.

Uma grande empresa exportava as rochas para a Europa e agora já não está lavrando no local. Ficaram os antigos operários que tiram das pedras seu sustento. De maneira artesanal. Usam pequenos pontaletes de ferro, que eles mesmos fundem, chamados pixotes. Com eles fendem a rocha, abrindo pequenos buracos que são depois cunhados com pixotes sem ponta. Esses são então matelados até que a rocha se parte, seguindo linhas que a experiência mostra e que um leigo como eu não percebe.

Clicando no título acima pode-se ver as imagens da produção da estrutura metálica do baldrame e o descarregamento das pedras na obra.

Nenhum comentário: