A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

domingo, 22 de julho de 2007

070719 - parede pedra rosa


Resolvi levantar a parede que separa o nível sala-cozinha do quartos-banheiro com as pedras rosadas. Algumas são muito lindas.

Vou contar: trabalhar com pedra é serviço pesado, rs. Mas assumi comigo mesmo de levantar a parede e Antônio (pedreiro) iniciou ajudando: passa a linha pra não sair do prumo, transporta pedra, assenta pedra.

Logo ele já estava cuidando de outra coisa e eu assentando as pedras. Uma delícia. As mãos vão-se fortalecendo. As costas doem no primeiro dia e depois acostumam. A força vai chegando. Como o Daime. E a física auxilia: torção, alavanca, conhecimento para rolar, ajeitar, posicionar as pedras, uma a uma, seguindo a linha.

A base pronta e aterrada, parede sendo levantada. Por detrás aterro até a altura do nível de novo assentamento e concreto para garantir a firmeza da estrutura.

Penso que na época das águas pode acontecer de brotar umidade nas pedras. E quem sabe nasçam aí samambaias, avencas, beijinhos nos vãos das pedras? Um jardim dentro da sala-cozinha. Talvez faça mesmo um pequeno arranjo para um jardim interior. Vamos ver.

Nenhum comentário: