A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

domingo, 5 de agosto de 2007

070731 - sistema sanitário


Fizemos já o dimensionamento do sistema de tratamento biológico dos efluentes da UHS, seguindo as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Pela norma os encanamentos juntam águas cinzas (pias, tanques, chuveiro) e negras (sanitários), o que implica em um volume muito grande de águas: 160 litros para residências de padrão alto, 130 litros para padrão médio e 100 litros para padrão popular.

Optamos por separar essas águas de maneira a otimizar o tratamento, uma vez que o efluente sanitário exige muito mais cuidados do que a filtragem das águas cinzas para reuso. Com isso, o sistema de tratamento, dimensionado para atender uma casa com quatro moradores utilizará algo como 0,70m2 de área, bem menor que os 5m2 necessários caso as águas fossem tratadas conjuntamente.

Investimos um pouco mais em tubulações e ganharemos muito em eficiência do sistema, tanto em área quanto em tempo de retenção e trabalho microbiológico para tratamento e decomposição da matéria orgânica, cujo ciclo terminará em um círculo de bananeiras ou voltará a se reunir com as águas cinzas filtras por filtro geobiológico, tendo como destino a reutilização no pomar.

Note-se ainda que sob a tubulação colocamos uma camada de concreto magro para garantir melhor sustentação às tubulações em caso de movimentos de acomodação de terra.

Mais adiante, quando iniciarmos oficinas de construção de sistemas de biotratamento de efluentes, disponibilizaremos todas as informações para o correto dimensionamento do sistema.

Nenhum comentário: