A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

080330 - Captação água de chuva


Outra ecotecnologia que estamos incorporando. Uma das caixas d’água estava reservada para reuso de águas cinzas tratadas, com destinação exclusiva para vasos sanitários. No entanto, entendemos que o odor da água acumulada não compensaria e resolvemos interligar todas as caixas com o telhado, para captar águas de chuva. Essencialmente água destilada, em contato com poluentes atmosféricos, o risco é de uma chuva ácida ou contaminações diversas. Como estamos atrás da Mantiqueira, poluentes vindos do Vale do Paraíba não chegam até aqui. Poeira, folhas, pólem e outros materiais podem se acumular no telhado e é interessante que as primeiras águas (que limpam o telhado) sejam direcionadas para fora da caixa d’água. Experimentamos aqui utilizar também essa água, colocando tela na calha e deixando que a primeira caixa funcione como depósito de materiais mais densos, não sendo esta diretamente conectada às tubulações, o que ocorre apenas com outras duas caixas, que recebem água da primeira. Dessa forma, toda água de chuva é aproveitada na casa e só não é utilizada para beber. Nossa expectativa é que, com as chuvas, utilizemos apenas água coletada do telhado e não mais água tratada fornecida pela concessionária local.

Um comentário:

Guilherme disse...

Parabéns pela iniciativa. Estou adotando o mesmo sistema para minha casa, e gostaria de trocar algumas ideias.