A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

080417 – Sistema de filtragem e reuso de águas cinzas (clique para ver as imagens)


Um outro sistema está sendo instalado, diferente da wetland. A idéia agora é reaproveitar a água cinza, rica em nutrientes como fósforo, para a rega de plantas ornamentais e árvores da parte baixa do terreno. Construímos então um filtro, reaproveitando caixa d’água comprada em ferro velho, com saída que alimenta pequeno depósito (tambor de construção reaproveitado) que armazena a água de um dia para outro. Logo cedo, a água acumulada é utilizada na rega, principalmente agora que o período de estiagem está chegando e as plantas mais precisam. Como a proposta é sistêmica e integrada, durante as chuvas nossa intenção é utilizar apenas águas que chegam ao telhado e, durante a estiagem, reaproveitar as águas cinzas para as plantações. Durante a seca, apenas hortaliças receberão água tratada.
Todo trabalho aqui é monitorado, de modo a fazer ajustes constantes até que os sistemas funcionem adequadamente. Percebemos então que utilizar areia no filtro demanda muito trabalho e limpeza constante, comprometendo em muito a eficiência do sistema. Águas que permanecem muito tempo na superfície geram odores desagradáveis. Intervenções diversas ao longo do tempo nos permitiu chegar a um ótimo no tocante a odores e capacidade de filtração, desenvolvendo um sistema ao mesmo tempo de filtragem com parcela de wetland.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou interessado no filtro para purificação das aguas cinzas. Queria informações a respeito, principalmente no tocante a acerto na utilização ou não da areia no filtro. obrigado pela atenção.
robinsonleite@hotmail.com

Crislaine disse...

oi tudo bem?
Gostaria da saber como as águas cinzas podem ser reaproveitadas
obrigado pela atenção!