A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

080811 - Ipê florindo, plantios e algodão pra passarinho


Quase dois meses sem chuvas. Mas choveu bastante antes da estiagem. E voltou a chover por esses dias. As chuvas tendem a se concentrar no tempo e em quantidade. Efeitos das mudanças climáticas. Mais concentradas as chuvas podem trazer maiores estragos para solos descobertos e sem proteção de vegetação, palha ou curvas de nível.
Se ano passado o Ipê maior, pai-mãe dos vários outros aqui de casa, deu poucas flores e sementes, esse ano está bem mais carregado, lindo, lindo. E suas flores cheirosas como contamos ano passado. E muita coisa mudou. Um ciclo vai-se fechando e outros vão-se abrindo. Muito mudou do ano passado para cá. Apenas um ano e duas casas estão levantadas, as hortas produzindo bem (alface, mandioca, couve, tomate, salsinha, cebolinha, rúcula, vários feijões, ervilha). E recém plantados: feijão branco, vermelho, preto, azuki, de vara, de porco, carioquinha; milho branco, amarelo, pipoca, pamonha; moranga, abóbora, cana caiana, banana, xuxu, maracujá. Uma festa para os olhos, olfato, paladar. Fartura que a terra dá.
Plantamos sementes de algodão que vieram de Três Corações, da Unindatribo. Por agora, quase primavera, passarinho quer fazer ninho e o algodão é pra eles deixarem seu lar mais aconchegante, maciinho, gostoso, quentinho nas madrugadas frias. Passarinho é gente que voa e merece todo carinho, cuidado e atenção. Passarinho é gente que canta lá do alto e queremos eles por perto, livres, felizes, pra que cantem muito por aqui. E com frutos pra alimentarem seus filhotes, pois tem pra todo mundo. Todas as gentes, pequenas, grandes, com penas, pelos, escamas, toda gente bicho, gente árvore, gente microrganismo é bem-vinda em Gaia Terranova.

Um comentário:

Anônimo disse...

“Aqueles que tem
O desejo ardente de se igualar a beleza das flores,
Possuem corações
Que a Elas se assemelham”

Mokiti Okada