A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

PLANTIO EM BERÇOS

Em covas vãos os mortos. Plantamos vida nova, então plantamos em BERÇOS.

Nesses retiramos um pouco do solo superficial e deixamos de lado. Idealmente faríamos um berço de 40x40x40cm onde iria esterco e talvez adubos químicos. O terreno se mostra com boa umidade, embora já estejamos no período de estiagem. O capim não foi queimado, apenas cortado para recobrir o solo. Alguma matéria orgânica permanece na superfície. Juntando tudo, resolvi plantar usando a cavadeira até uma profundidade de 40cm.
Com o capim já seco fiz fechos e, como bucha, coloquei-os e soquei dentro do berço. Quero com isso que mais matéria orgânica permaneça abaixo da planta, retendo água e liberando nutrientes com o apodrecimento. Misturado a ele, o solo superficial que é mais rico em nutrientes. Juntos, capim e solo devem permitir uma aeração maior, bem como espaços para o crescimento das raízes e liberação de nutrientes.
Mantive ainda a lateral dos sacos plásticos, querendo com isso "forçar" o crescimento das raízes, em um primeiro momento, em direção ao fundo, enraizando, buscando água, fortalecendo. Como os saquinhos não são muito grandes, logo as raízes laterais o romperão ou se expandirão a partir do fundo. Na superfície, uma camada generosa de capim seco para proteger o solo e liberar nutrientes. Uma vara de bambu indica o local do plantio e orienta o crescimento.

O desenho abaixo dá uma idéia de como foram preparados os berços.

Nenhum comentário: