A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Árvores Nativas

Os últimos três dias tem sido de estudo e planejamento da vegetação arbórea dos terrenos.
Como vimos anteriormente, o cálculo da declividade do terreno a NW, nos deu um valor aproximado de 14 metros. Para não compremetermos a vista das montanhas que se tem do lugar, passamos a escolher árvores de porte médio, seguindo, preferencialmente, os parâmetros compilados pelo site da Bioverde ( http://www.bioverde.com.br/ ), complementado por informações colhidas no site ÁrvoresBrasil ( http://www.arvoresbrasil.com.br/ ), ambos deliciosamente bons:

C = Frutos para consumo humano
B = Néctar para beija-flores
S = Indicadas para sombreamento
P = Alimento para pássaros
O = Atributos de interesse ornamental
A = Produtora de néctar ou pólen
F = Alimento para fauna terrestre
M = Madeira com valor comercial

O objetivo é dar enfoque prioritário às nativas, principalmente frutíferas, sem descuidar do aspecto ornamental: queremos flores, frutos e beleza para atrair e alimentar pessoas, pássaros, animais, insetos...

Algumas das espécies escolhidas conseguimos comprar no viveiro do IEF - Instituto Estadual de Florestas, aqui de Itajubá-MG, a maioria por R$ 1,40. Logo pretendemos uma visita ao viveiro da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, do Governo do Estado de São Paulo, onde o pessoal da EMATER daqui nos informou haverem mudas bastante variadas e de alta qualidade. O viveiro mais próximo fica em São Bento do Sapucaí, não muito distante daqui:

CATI - Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí
Logradouro: Bairro Pinheiro
Cidade: São Bento do Sapucaí Estado: SP
CEP: 12490-000
Endereço Eletrônico: npmsb@cati.sp.gov.br
Telefone: (12)3971-1306

Com essas informações, iniciamos o plantio de árvores, colocando as de porte mais alto na parte mais baixa do terreno e outras na divisa sul (parte mais alta do terreno, atrás das futuras casas) com objetivo de barrar ventos mais frios e adensar a região da cerca viva que será formada, sem prejudicar a insolação e aquecimento das casas no inverno. Nessa região já plantamos duas Araucárias e outras ainda virão.

A relação completa das mudas plantadas e sua disposicação no terreno podem ser vistas no mapeamento que estamos fazendo. Como uma das idéias é "organizar sem complicar", utilizamos os mourões da cerca como referência para o mapeamento. Esses foram colocados a uma distância de 2m entre si, de modo que nos oferecem agora as linhas de "ordenada e abscissa", o "x" e "y" da matemática, que nos permite posicionar quaisquer pontos em um plano.

Amanhã disponibilizo o mapeamento com as espécies e localização nos terrenos.

Nenhum comentário: