A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

080106 - reaproveitando materiais no pomar e horta (clique para ver as imagens)


Aqui e ali pontilham frutos: laranjas, feijões, morangas e... melancias. A horta vai ganhando cor com flores, dálias, margaridas, manjericão, feijões. Aproveitamos sacos de cimento para colocar coroando as árvores. Com o tempo sua celulose alimentará organismos diversos liberando nutrientes.
O cimento é produzido a partir de rochas calcárias (formadas por reações nas águas oceânicas entre o cálcio e gás carbônico e/ou por organismos diversos que o utilizam na formação de conchas, ossos, dentes, etc, podendo ainda conter magnésio), argila (silicatos complexos contendo alumínio e ferro como cátions principais e potássio, magnésio, sódio, cálcio, titânio e outros) e gesso (sulfato de cálcio, contendo, portanto, enxofre). Com essa composição, o cimento pode liberar com o tempo nutrientes importantes para as plantas e por isso resolvemos utilizar os sacos vazios, sempre com restos de cimento, para o coroamento das frutíferas.
Utilizamos ainda restos de madeira de compensado para o coroamento, sabendo que criarão microclimas favoráveis a organismos diversos, retendo água e, com o tempo apodrecendo e liberando nutrientes.

Nenhum comentário: