A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

domingo, 20 de janeiro de 2008

080118 - horta, soja, azuki (clique para ver as imagens)


Em meio ao "mato" de nosso pequeno SAF, cresce soja junto com mandioca, feijão, milho e já colhemos azuki. A soja gostou bastante da horta e, embora os pés estejam pequenos, estão bem carregados.
O feijão de corda que cresceu bastante já começa a liberar as folhas que foram ficando mais dentro do sistema, uma vez que tomaram conta dos suportes de bambu que colocamos para sustentar seu crescimento. Como resultado, o solo vai ficando mais e mais enriquecido e vai-se abrindo espaço sombreado por dentro da estrutura que formou sobre os bambus. Formigas pretas protegem as vagens que começam a surgir, evitando que lagartas e outros insetos ataquem. Em um sistema cooperativo, o feijoeiro parece liberar nutrientes para as formigas, que tendem a se concentrar próximo as vagens.

Nenhum comentário: