A Natureza como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis, Tecnologias Vivas e Comunidades Sustentáveis.

Nature as the model for the construction of Ecological Houses, Sustainable Habitats, Living Technologys and Sustainable Communities.

domingo, 20 de janeiro de 2008

080118 - caixa dágua 3


Por esses dias recebemos a visita de um tio muito querido, Aparecido, hoje morando em Floripa.
Durante sua estadia a parte da alvenaria terminou. O que tinha de tijolo para ser assentado foi feito. E como o pé direito na sala ficará bem alto, estamos pensando em otimizar o projeto adicionando um mezzanino, com possibilidade de futura ligação com segundo andar de quartos e terraço sobre o escritório. A parte da laje pode abrigar com folga outros três quartos, suíte e banheiro, cuja ligação seria pelo mezzanino ou ainda por uma escada por fora. Possibilidades "ocultas" que a planta bidimensional escondia e que a estrutura tridimensional mostra. Visões de mundo que se ampliam com a manifestação da teoria prática. Outro grande aprendizado. A realidade é múltipla e o que percebemos em uma dimensão pode ser muito diferente em outra. Ou a ampliação da percepção, por adentrarmos em dimensões diferentes, pode-se multiplipar exponencialmente.
Estou terminando de ler A Dança da Terra, de Elisabet Sahtouris. Segue na mesma linha de Microcosmos de Lynn Margulis e Dorion Sagan e ainda A Árvore do Conhecimento de Maturana e Varella, livros simplesmente indispensáveis, assim como Capitalismo Natural de Hawken e Lovins e Biomimética de Janine Benyus.
Em comum mostram uma nova visão de vida, evolução e produção de riquezas. Resumindo: cooperação, ciclagem, diversidade, coevolução, sinergia, mudanças de paradigmas, aprendizado com a natureza, respeito, ética.
É tudo que estamos realizando em Gaia Terranova.

Nenhum comentário: